Blog Frontera

Influências, celebrações e adaptações: descubra alguns segredos da culinária mexicana

Você pode já conhecer os pratos e os sabores, agora vai entender um pouco mais sobre a história dessa famosa culinária.

Talvez você já tenha comido o burrito, o nacho, o taco ou a tortilla, mas a culinária mexicana vai muito além desses pratos icônicos. A gastronomia do país tem influência colonial espanhola e, apesar das mudanças que aconteceram pelo mundo, é muito conhecida pela sua inovação. Entre os seus principais ingredientes estão a pimenta, o feijão e o milho. Essa culinária é muito conhecida por seus temperos fortes e marcantes, mas originalmente era uma dieta específica do povo asteca, devido aos aminoácidos que compõem os produtos.

Respeito pela tradição

Quem já teve a oportunidade de viajar para o México entende o quanto as receitas são ricas e diversas. Inclusive, em 2010, a Unesco reconheceu a culinária do país como Patrimônio Imaterial da Humanidade, título concedido devido ao respeito e honra aos anos de tradição. Além disso, a agência atribuiu a mesma distinção à grande festividade que acontece anualmente no país.

Día de Los Muertos

Todo o legado da culinária mexicana resulta no Día de Los Muertos, que acontece nos dias 1º e 2 de novembro. A celebração é o momento em que os mexicanos costumam homenagear parentes e amigos que já partiram. Tudo isso acontece com muita comida, música, festa, bolo e doces preferidos das pessoas falecidas. Segundo a crença, são nesses dias que as almas são autorizadas a visitar parentes e amigos vivos. A culinária tem um papel importante nessa celebração e, além dos pratos já conhecidos, são preparados as caveiras de doce e o pan-de-muerto.

Variações da gastronomia mexicana

A alimentação varia dependendo da região, podendo trazer influências indígenas e espanholas. Muitas das características nativas ainda se mantêm, visto que a maioria dos pratos são ingeridos com as mãos.

Em outras partes da América Central, a alimentação muda de acordo com a influência e o povo que introduziu os costumes. Com isso, a partir da gastronomia mexicana, surgiu a culinária tex-mex, que mistura os sabores do Texas com o México.

Inclusão dos pratos mexicanos na mesa dos brasileiros

É evidente o quanto a culinária mexicana vem se fortalecendo no Brasil. A cada dia, mais restaurantes especializados nessa cultura são abertos e, assim, ganham espaço entre os brasileiros. Essa gastronomia, por ser muito acessível, também pode ser feita em casa.

A Frontera convida você a conhecer os produtos da linha Tex-Mex: são ideais para quem procura uma alimentação saborosa, crocante e prática e deseja preparar pratos diversificados na companhia de amigos ou familiares.


Compartilhe: