As dúvidas sobre o que é o glutamato monossódico e sobre os seus efeitos são muitas. Por isso, preparamos este conteúdo com algumas informações importantes.
É muito provável que você já tenha consumido esse composto sem saber. Isso porque os nomes utilizados nos rótulos são diversificados: realçador de sabor, MSG, ativador de sabor, umami, entre outros. Além disso, está presente em inúmeros produtos e é um dos principais ingredientes da culinária oriental: o molho shoyu.
Foi daí que surgiu a síndrome do restaurante chinês. Você já ouviu falar sobre isso? Explicamos um pouco sobre ela abaixo.
Síndrome do restaurante chinês
Essa síndrome é conhecida por pessoas que relatam sentir dores de cabeça, náuseas, sudorese e formigamento logo após comerem uma iguaria oriental. Isso acontece, justamente, por conta do glutamato monossódico presente no molho shoyu. Mas este não é o único problema causado pelo famoso composto.
Quais são os riscos do glutamato monossódico?
Embora ele tenha sido liberado por órgãos de diversos países, como o FDA (Food and Drug Administration, que supervisiona a produção e o comércio de alimentos e drogas nos EUA), há estudos que associam o seu consumo frequente a fatores desagradáveis. Alguns deles são:
• dores de cabeça;
• obesidade;
• intoxicação de fígado;
• câncer.
Com essas informações, ficará muito mais fácil decidir qual produto escolher, não é mesmo? A nutricionista Roberta Valsechy ainda completa com uma dica: “Fique atento aos rótulos! Na dúvida, evite os ingredientes com nomes que não são familiares, escolha os produtos com menos ingredientes e lembre-se: menos é mais”.
Para facilitar ainda mais, escolha sempre Frontera. Nossos produtos fogem da mesmice, têm ingredientes de verdade e são livres de glutamato monossódico!
Compartilhe: